10 desenhos que marcaram a minha infância

Oieee docinhos!

Como a maioria já sabe sou uma criança dos anos 90 com o inicio dos anos 2000, e hoje resolvi trazer alguns desenhos que marcaram essa faze da minha vida, claro que não estão todos aqui, mais esses são os que realmente eu gostava de assistir, alguns são bem antigos, que passavam muito antes de eu nascer, mais que fizeram bastante sucesso com as crianças da minha geração!

Capitão Planeta:

Capitão Planeta é um super-herói criado no começo dos anos 1990 pelo empresário americano Ted Turner como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes.

No Brasil, a animação estreou em 1991 na Rede Globo pelo programa Xou da Xuxa, na TV Colosso em 1993, no Cartoon Networke estava sendo exibida pelo canal Futura e Tooncast. O super-herói da série, o Capitão Planeta surge após a combinação dos poderes dos cinco Protetores – terra, fogo, vento, água e coração – com sua frase introdutória “Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!”. Ele obtém forças a partir dos elementos naturais e enfraquece ao ser exposto a poluentes de qualquer tipo. Sua aparência física – cabelos verdes, emblema do globo terrestre dourado no peito, botas e luvas vermelhas, olhos azuis e pele cristalina – é um amálgama (a mistura de elementos diversos) consistente dos elementos componentes da natureza do mundo. Ele tem consciência de que não pode resolver os problemas ecológicos eternamente. Ele sempre faz questão de dizer que todos devem fazer sua parte aceitando suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra, por essa razão ele sempre encerra sua participação em cada episódio com sua frase-lema “O poder é de vocês!”, lembrando que as pessoas têm o poder e a atitude para mudar o mundo.
Poder: todos os poderes relativos à natureza. Representa: a Terra.

Ursinhos Carinhosos:

16963568

O desenho conta a história de uma família de ursos carinhosos que ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos, e protegem a Terra das sombras do mal e do temido vilão Coração Gelado, que tenta a todo custo acabar com o amor.

Embora o nome seja Ursinhos Carinhosos, a família conta com animais diferentes, havendo então a diferenciação entre os Ursinhos Carinhosos (ursos coloridos) e os primos dos Ursinhos (que são outros animais, como macaco, carneiro, coelho, pinguim, guaxinim, entre outros).

A origem da família está ligada à Ursa Fiel e ao cavalo Nobre, de cujos corações repletos de bons sentimentos surgem os demais membros da família dos ursinhos.

Os Ursinhos Carinhosos habitam a Nuvem Rosa (no original, “Care-a-Lot”), repleta de nuvens e arco-íris. Possui o Templo dos Corações, um salão em forma de coração vermelho, além da Casa da Vovó e o “Carinhômetro”, que indica problemas relacionados aos sentimentos.

Os primos dos Ursinhos geralmente habitam a Floresta dos Sentimentos, um lugar em que tudo lembra corações. A família conta com inúmeros membros, cada um com um símbolo na barriga, relacionado ao nome, ou não. Este símbolo resume o poder dos ursinhos, que em situações de perigo atiram raios quentes repletos de sentimentos bons, sempre na forma do símbolo. Os símbolos também podem virar objetos específicos ou balões de aniversário, conforme a necessidade.

Cavaleiros do Zodíaco:

Baseada nos mangas com nome original de Saint Seiya e no Português levou o nome de Cavaleiros do Zodíaco, a série conta a história de guerreiros místicos chamados “Cavaleiros” (ou “Saints” no original) que lutam vestindo “Armaduras” (ou “Cloths”) sagradas baseadas nas diversas constelações. Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo, ou de outras mitologias que pretendem dominar a Terra.

Doug

A série foi criada pelo artista da Nickelodeon Jim Jinkins em setembro de 1990, e produzido pelas empresas Jinkins Production Company e Jumbo Pictures, Inc. O desenho se originou de um livro chamado Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo próprio Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon.

Jinkins deu o nome de Doug ao personagem principal, depois que seu afilhado, Doug
Eckhardt, se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. A ideia para o “Homem Codorna”, um super-herói que Doug imagina em alguns episódios, foi baseada em um super-herói inventado por Jim Jinkins, quando ele era mais novo.

Lembro que o Doug tinha uma paixonite pela Paty Maionese, eu amava o Costelinha, o cachorro do Doug!

Sailor Moon:

Devo confessar que esse era um dos meus favoritos, amava chegar da escola e ir esperar que começasse o desenho!

A história gira em torno de defensoras renascidas de um reino que está ameaçado novamente pelas forças do mal. As personagens principais — as Sailor Senshi — são adolescentes que podem se transformar em heroínas representando a Lua e os planetas. O uso da palavra “Sailor” se dá por conta do popular uniforme escolar das garotas do Japão, o sērā fuku(roupa de marinheiro), inspiração para os uniforme das Sailor Senshi. Os
elementos de fantasia da série são fortemente simbólicos e, muitas vezes, baseados na mitologia e astrologia.

Sailor Moon conta a história de Usagi Tsukino (Serena aqui no Brasil), uma garota normal e inocente de 14 anos (pelo menos, é isso que ela pensa) que um dia encontra Luna, uma gata falante que revela a identidade de Usagi/Serena como “Sailor Moon”, uma guerreira
mágica destinada a salvar a terra das forças do mal. Luna, então, dá a ela tarefas, como a de encontrar a Princesa da Lua e a de proteger a terra de diversos antagonistas. Antes da série começar, o inimigo atacou o Reino da Lua, o que obrigou a Rainha Serenity a mandar sua filha, a Princesa Serenity e suas guardiãs, além dos gatos Luna e Artemis, seus assessores e o Príncipe do Reino da Terra, Endymion para o futuro para renascerem. Junto com suas guardiãs (a inteligente Sailor Mercurio, a vidente Sailor Marte, a delicada, porém forte Sailor Júpiter e a alegre Sailor Venus) a Princesa Serenity luta contra o mal e, com o tempo, encontra-se com o Texudo Mascarado (Tuxedo Kamen no original), o seu verdadeiro amor.

Ao decorrer da série, Usagi/Serena e suas amigas aprendem mais sobre seus poderes
e das forças do mal que enfrentam. O passado dos personagens é um algo misterioso até mesmo para eles e grande parte da série inicial é dedicada a redescobrir suas verdadeiras identidades e origens. Luna, que orienta e aconselha as Sailor Senshi, não sabe tudo sobre suas histórias. Eventualmente, as Sailor Senshi descobrem que Usagi/Serena é a verdadeira Princesa da Lua e que sua mãe a renasceu como uma Sailor Senshi para protegê-la. Assim, Usagi/Serena descobre a verdade sobre seu passado, seu destinado amor verdadeiro e as
possibilidades do futuro do Sistema Solar.

Mais tarde, os protagonistas se encontram com a Chibiusa, a filha dos futuros Neo
Queen Serenity e King Endymion, além das Sailor Senshi do Sistema Solar Externo (Outers Senshi no original)— a poderosa Sailor Urano, a elegante Sailor Netuno, a distante Sailor Plutão e a solitária Sailor Saturno. Depois do Dark Kingdon, as Senshi lutam contra outros vilões.

Scooby-Doo:

desenhos-inesqueciveis-scooby-doo

esse é também um dos meus favoritos, criado no final dos anos 60 e produzido pelo Hanna-Barbera, o desenho conta a história de um grupo de quatro pessoas metidas a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um Dogue Alemão falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, a maioria das vezes ameaçadas por monstros, zumbis, vilões, mas considerando os episódios, é a maioria das vezes chamados de “fantasmas”, mesmo não sendo.

Eles seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, veem-se perdidos em labirintos,
passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos quando
vão procurar pistas.

A fórmula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa:
depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum
plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados
e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás
delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez
que são desmascarados, os vilões sempre dizem: “Eu teria conseguido se não
fossem por aqueles garotos enxeridos e esse cachorro idiota”. Esse bordão (a tradução para a dublagem quase sempre muda as palavras) faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados.

Eu morria de rir com o Salsicha e o Scooby, eles morriam de medo das coisas e sempre eram os que achavam os “monstros”, mesmo não querendo, e eles sempre estavam com fome!

Esse é um desenho que nunca fica obsoleto, ele já foi atualizado diversas vezes, o seu original Scooby-Doo Cadê você?, durou duas temporadas, dando origem a vários outros programas com o Scooby, eu lembro de uma versão deles ainda crianças, que eu amava, era O Pequeno Scooby-Doo, teve também a criação do sobrinho do Scooby, o Scooby-Loo, que era o oposto dele!

Os Jetsons:

Jetsons

Esse desenho também teve seu inicio nos anos 60, Tendo como tema a “Era Espacial”, a série introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da
Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. De certa forma, esse futuro ideal é satirizado nos desenhos de Futurama. Serviu como contraparte de The Flintstones. Enquanto os Flintstones viviam num mundo com máquinas tracionadas por aves e dinossauros, os Jetsons eram uma família de 2062 que conviviam com um grande avanço tecnológico. Eu amava esse desenho, principalmente a robô Rosie!

Sakura Card Captors:

Sakura Card Captors 03

Baseada em mangas, esse anime passou aqui no Brasil no ano 2000, eu era apaixonada por esse desenho, achava a ilustração e o enredo muito fofo!

Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno), surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor (capturadora de cartas em inglês).

As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes
das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua
coleção. Ela conta com a ajuda de sua amiga Tomoyo, e mais tarde de outros personagens como Syaoran Li, um cardcaptor rival que mais tarde se torna seu aliado, e Yue, outro guardião das cartas.

No decorrer da trama, além das histórias misteriosas que envolvem as cartas, também se fazem presentes cenas que mostram o crescente romance entre Sakura e Syaoran, intercalados com as cenas de ação.

Na segunda metade da história surgem novos personagens, como Eriol Hiiragizawa, e Sakura passa a transformar as cartas Clow em suas próprias cartas: as Cartas Sakura (Sakura Cards).

Corrida Maluca:

Corrida Maluca foi um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera e lançado pela CBS que foi produzido entre os anos 1968 e 1969, rendendo 34 episódios. Os competidores buscavam o título mundial de “Corredor Mais Louco do Mundo”.

Esse era um desenho que te fazia rir do começo ao fim, amava as armações do Vigarista e do Rabugento, que por sinal nunca davam certo e quase sempre se voltavam para eles!

Os Flintstones:

the_flintstones-show

No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock. Fred, o chefe da família, trabalha numa pedreira, dirige um carro com rodas de pedra, cuja propulsão são os seus pés, e tem um dinossauro, chamado Dino, como animal de estimação. A família vizinha são seus amigos, o casal Rubble, que possui um híbrido de canguru e dinossauro como animal de estimação, Hoppy. Com o tempo, surgiu Pedrita, a filha dos Flintstones, em 1962, e Bam-Bam, filho adotivo dos Rubbles, em 1963.

Os Flintstones foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos. Foram seis temporadas. Também foi a primeira animação (2D) a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. E mais: foi a primeira série de animação exibida em horário nobre, transformando a empresa Hanna-Barbera Productions, criadora da série, num dos maiores estúdios de Hollywood. A série foi o primeiro desenho do mundo a ser exibido a noite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s